top of page

Venha conosco nesse mundo da comédia e vamos fazer arte!

Criada como ferramenta avaliativa da disciplina de Artes Cênicas orientada por Marinalva Moura, a (Im)pressionart Cia Teatral é um grupo da turma de Controle Ambiental do 2º ano.

ILUMINAÇÃO

 

VICTÓRIA GABRIELA

Iluminação cênica é a arte, técnica e ciência de projetar a implementação de fontes de luz, a sua focagem, temperatura de cor e respectiva intensidade dos espetáculos de teatro, cinema, dança, ópera e música, entre outros.  Atua na composição  da progressão dramática do espetáculo e estabelece uma relação direta com o figurino e a cenografia,  podendo desempenhar as mais diversas funções, desde a condução das emoções do público à ambientação da história contada.  Dessa forma, quando se trata de iluminação cênica, o objetivo não é apenas tornar visível, mas construir uma visibilidade determinada.

 

                Ao longo do tempo, pôde-se perceber uma significativa evolução nesse tipo de iluminação, sendo desenvolvidas inúmeras técnicas e, paralelamente, a criação de novos equipamentos. Inicialmente, era utilizada apenas a luz natural e os teatros eram construídos para aproveitá-la ao máximo, até que, no teatro grego, fez-se uso de tochas, velas e archotes. Posteriormente, com o advento da luz elétrica, houve uma inovação nos métodos de iluminação cênica, proporcionando as mais diversas possibilidades e maior facilidade.

                Atualmente, para que esse tipo de iluminação ocorra, são utilizados os refletores, sendo estes os mais comuns:

 

 

 

PAR: Tem esse nome devido ao tipo de lâmpada utilizado (Parabolic Aluminised Recflector). Possui foco arredondado, com pouca definição e grande intensidade e pode ser numerado de acordo com o ângulo de abertura do foco, sendo o de maior número com maior definição. Além disso, seu uso também pode estar associado a gelatinas, causando um efeito de luz colorida.

 

 

 

 

 

Plano Convexo: É comumente conhecido com PC, e tem esse nome por utilizar uma lente plano-convexa. Gera um foco intenso, bem definido e uniforme, sendo, geralmente, utilizado na iluminação de ataque.

 

 

 

 

 

 

 

Set light: Possui luz bastante intensa e dispersa, sendo mais utilizado na iluminação de preenchimento.

 

 

 

No nosso espetáculo, a linha estética escolhida foi a realista, posto que a história se passa em um interior do Nordeste, por volta de 1940. Assim, a iluminação desenvolvida, em alguns momentos, será composta por tons mais amarelados e com traços de âmbar, para que seja causada a sensação de um lugar árido.  Além disso, por abordar a temática do circo, também serão utilizados refletores PAR com gelatinas nas cores vermelho e azul, para trazer à tona a alegria existente nesse ambiente. Durante a apresentação, a iluminação ocorrerá da seguinte forma  (apenas com variações na intensidade relacionadas às ações desenvolvidas em palco):

 

                                                                                            Cena do circo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cena do Cordelista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cena de Matilde e Zé

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cena da lembrança de Lamparina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cena da casa da avó

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cena do bar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cena das fofoqueiras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cena do monólogo de Zé

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cena do casamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                Além de ser responsável pela provocação de sensações no espectador, a iluminação cênica também pode valorizar a ação dos personagens em palco e contribuir para a ambientação da história contada. Em conjunto com o cenografia e a sonoplastia, faz-se de extrema importância na composição do espetáculo.

 

 

  • Cena do circo: Ocorrerá no centro do palco, onde será utilizada uma iluminação de ataque, feita pelo foco central com intensidade mediana. Como iluminação de contra-ataque, há os refletores PAR com gelatinas nas cores vermelho e azul, ajudando a ambientação do local, o circo. Além dessas, também será usada a luz do corredor (refletor PAR 2), no momento da entrada de Marieta.

  • Cena do cordelista: Inicialmente, seria utilizada a iluminação geral (zona esquerda) e o foco central, porém, durante os ensaios, a iluminação geral foi substituída pelo refletor PAR com gelatina na cor âmbar (zona esquerda), visto que esse é mais adequado ao ambiente da história contada.

  • Cena de Zé e Matilde: Desenvolver-se-á nas três zonas do palco, onde a iluminação adotada será feita pelo foco central, usado em apenas alguns momentos, e a luz predominante dos refletores PAR 2 com gelatina na cor âmbar. Dessa forma, a iluminação geral funcionará apenas como compensação.

  • Cena da recordação de Lamparina: Como iluminação de contra-ataque, serão utilizados os refletores PAR 2 com gelatina azul (zona direita), e a iluminação geral, também no plano direito, será substituída pelo refletor PAR 2 na cor âmbar.

  • Cena da casa da avó: Será composta pelo refletor PAR 2, no plano esquerdo, e pela geral, que funcionará como compensação.

  • Cena do bar: Será composta por uma iluminação de contra-ataque, utilizando os refletores PAR 2 com gelatina vermelha (zona direita), e ataque, feita pelo foco central em alguns momentos. A geral, que seria usada inicialmente, será substituída pelos refletores  PAR 2 com gelatina na cor âmbar (zonas esquerda, central e direita.

  • Cena das fofoqueiras: Ambos no plano direito, serão utilizados o refletor PAR 2 com gelatina na cor âmbar e a geral, que funcionará como compensação.

  • Cena de Maria Feia e Matilde: Para a composição dessa cena, que ocorrerá no plano esquerdo, a iluminação será feita pelo refletor PAR 2 com gelatina na cor âmbar e, funcionando como compensação, haverá a geral.

  • Cena do monólogo de Zé: Ocorrerá no plano direito do palco, e, como alteração, houve a substituição do foco frontal direito pelo refletor PAR 2 com gelatina na cor âmbar.

  • Cena do casamento: Durante o processo de criação, a iluminação que seria feita apenas pelo foco central com intensidade fraca e a geral, foi substituída pelos refletores PAR 2 na cor âmbar, fazendo com que a geral funcionasse apenas como compensação. Para orientar a chegada de  personagens, em alguns momentos, também serão usados os refletores da frente do palco e do corredor.

 

 

bottom of page