top of page

Venha conosco nesse mundo da comédia e vamos fazer arte!

Criada como ferramenta avaliativa da disciplina de Artes Cênicas orientada por Marinalva Moura, a (Im)pressionart Cia Teatral é um grupo da turma de Controle Ambiental do 2º ano.

SONOPLASTIA

 

ANDRIELLE LUIZE

HISTÓRIA

Desde a Grécia Antiga havia-se a necessidade da representação de determinados sons, ditos efeitos sonoros, considerados essenciais. Para proporcionar essa experiência eles usavam imitações de sons naturais através de meios artificiais primitivos. Com as invenções que possibilitaram a captação e a fixação de som em registros mecânicos e mais tarde magnéticos, esses sons passaram a ser representados através de gravações que reproduziam esses acontecimentos. Dentro desse contexto que durante a década de 60 surge a sonoplastia. Hoje, com os Circuitos Integrados e a eletrônica digital, o som está cada vez mais fiel e controlável,                          

 

                                  

USO DA SONOPLASTIA NO ESPETÁCULO TEATRAL

A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e/ou as emoções dos atores. Nós iremos trabalhar os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados estarão intimamente ligados ao que acontece na cena.

 

O QUE QUEREMOS PROVOCAR:

Desejamos tornar a sonoplastia algo que seja muito mais que opcional, mas sim essencial, provocando nos expectadores a sensação de inserção dentro do drama, onde eles percebam um realismo e permitam potencializar e compartilhar sua emoções. De modo que a ficção se confunda com a realidade.

 

COMPOSIÇÃO DA SONOPLASTIA:

Iremos compor um repertório único, mesclado de efeitos sonoros como barulhos, ruídos, batidas de portas, vozes; unidos de músicas ambientes de origem nordestina, típicos de cantores conhecidos como Luiz gonzaga, compostas, em sua maioria, por sanfona, pandeiro e triângulo; reforçando e despertando, assim,  o expectador o espaço dramático de sertão.

 

ROTEIRO DA SONOPLASTIA- DIVISÃO POR CENAS

CENA 1:

Música de circo

CENA 2:

Presepada Cavalo bento

CENA 3:

Música de circo Cavalo bento

CENA 4:

Panela velha Cavalo bento

CENA 5:

Eu só quero um xodó

Cavalo bento

Garçom

CENA 6:

Rói couro

CENA 7:

Rói couro

CENA 8:

Presepada

CENA 9:

Presepada

Marcha nupcial

Bela flor

Se avexe não

 

FILME QUE INSPIROU A CRIAÇÃO DA TRILHA SONORA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TRILHA SONORA DO FILME: O AUTO DA COMPADECIDA

 

A trilha sonora do filme o auto da compadecida foi extremamente calculada. Dando, assim, a impressão de que a música costurasse a cena. A trilha é toda instrumental e resgata os ritmos típicos do Nordeste, apresentando o maracatu, caboclinhos,ciranda, forró, entre outros. Ressaltando que a trilha jamais se sobrepõe, fica leve, agindo como um jogo de perguntas e repostas, de forma que se completam.

 

COMPOSITORES DA TRILHA SONORA

 

1 Aboio (Abertura)
(domínio público)

2 Presepada (Tema de João Grilo)
(Sérgio Campelo)

3 Régia (Mentiras de Chicó)
(Sérgio Campelo)

4 Rói-couro (Tema de Dorinha)
(Dimas Sedícias)

5 Cavalo Bento (Chegada do major à cidade)
(Sérgio Campelo)

6 Severino (Tema do cangaceiro)
(Sérgio Campelo)

7 Engenho (Major desafia João Grilo)
(Cláudio Moura)

8 Choro miúdo (Tema de Rosinha)
(Bozó)

9 Embolé (Tema de amor de Chicó e Rosinha)
(Sérgio Campelo)

10 Caboclos de Orubá (Duelo de 3)
(Dimas Sedícias)

11 O pulo da gaita (João Grilo ressuscita Chicó)
(Sérgio Campelo)

12 Sentença (Morte de João Grilo)
(Sérgio Campelo)

13 Filho de chocadeira (Tema do diabo)
(Sérgio Campelo)

14 Mãe dos homens (Tema da compadecida)
(Sérgio Campelo)

 

INSPIRAÇÃO

O auto da compadecida serviu de inspiração para a criação da sonoplastia do espetáculo pois, sua trilha sonora produz a sensação de transposição do real, para imergir no cenário do nordeste, do sertão, do cangaço. E esse também é o objetivo do nosso espetáculo, criar um repertório que potencialize as ações passadas na cena.

 

PROGRAMA DE EDIÇÃO DE SOM

O Free áudio editor é um programa de edição de vídeo gratuito, rápido, fácil e simples de ser utilizado. Ele cria, edita, corta e recorta o áudio.                                       

 

Produz efeitos de amplitude e compressão, distorções de som  para todos os formatos suportados, filtros, equalizações,modulação, phaser e reverb. Possui narrador de textos e redutores de ruídos e permite também a Importação de vídeos.

O programa é compatível com os formatos MP3, WMA, WAV e OGG. Sendo assim, você pode carregar qualquer um desses formatos e salvar a edição em qualquer um deles também, variando de acordo com sua preferência.

 

 

bottom of page