

(Im)pressionart
Cia Teatral
Cada integrante ficou encarregado de escolher um texto teatral para fazer uma "Análise do texto teatral". Aqui você encontrará a descrição da obra e do autor dos textos escolhidos.
Nelson Rodrigues foi o mais revolucionário personagem do teatro brasileiro, abrindo as portas da dramaturgia no país. Percorreu, contudo, um árduo itinerário, marcado pelas tragédias familiares e pela crítica contraditória. Desde seu primeiro texto, A Mulher Sem Pecado, foi considerado ao mesmo tempo um imoral e um moralista, escandalizando, como nunca, o público e a imprensa especializada da época com seu teatro desagradável. Em Bonitinha, mas ordinária, Nelson trabalha com a ideia da tentação que persegue o homem, uma espécie de marca na sociedade. Ambientada no subúrbio do Rio de Janeiro, na época da Guerra Fria, a trama engloba a história de personagens que, em meio a luta pela existência, se deparam com a necessidade de uma decisão individual sobre abrir mão ou não de valores pessoais. A frase de Otto Lara Resende, “O mineiro só é solidário no câncer”, significa que o homem só é solidário em situações extremas. Felizmente, a história mostra outro lado do homem ao ser a única de Nelson a terminar com um final “feliz”, sendo uma afirmação da necessidade da ética, do amor e da civilidade, declarando que ainda há esperança na humanidade. Entre outras obras de Nelson, destacam-se: A Falecida, Os Sete Gatinhos, Boca de Ouro, Beijo no Asfalto e Toda Nudez Será Castigada.

O santo e a porca

Bonitinha, mas ordinária

O beijo no asfalto
História que envolve amizade, ódio e dinheiro, O mercador de Veneza trata-se de uma tragicomédia polêmica que aborda a temática e antissemita, transportando-nos no tempo e espaço e fazendo-nos refletir sobre as condutas humanas.
Considerado o maior dramaturgo da literatura mundial, William Shakespeare nasceu na cidade inglesa de Stratford-upon-Avon em 26 de abril de 1564. Teve uma vida abastada até seus 23 anos, idade com a qual ingressou no teatro londrino e iniciou sua careira de escritor, legando-nos obras como Romeu e Julieta, Sonho de uma noite de verão, A megera domada, Macbeth e Hamlet. Escreveu, além de peças, poemas e ao longo de sua trajetória permeou os caminhos tanto da comédia quanto da tragédia. Morreu em 23 de abril de 1616 também em Stratford-upon-Avon, sem motivos para esperar que um dia seus escritos fossem encenados e publicados por todo o mundo.

O pagador de promessas
Dias Gomes (Alfredo de Freitas D. G.), romancista, contista e teatrólogo, nasceu em Salvador, BA, em 19 de outubro de 1922. Faleceu em São Paulo no dia 18 de maio de 1999. Como Ferreira Gular disse uma vez, Alfredo é um mestre de seu ofício, ‘‘ ele o tem demonstrado sobejamente em cada uma de suas obras. E o pagador não poderia deixar de refletir esse domínio seguro dos meios de expressão dramática.’’. Ele utilizou a consciência de ser explorado e impotente para fazer o uso da liberdade que, em principio, lhe era concedido, para dar inicio à obra O pagador de promessas. escrito na década de 1960, contém traços da segunda fase do Modernismo, como o regionalismo e a crítica social. Dias Gomes mostra o conflito entre a cultura rural e urbana. Tendo como tema central, o mito da liberdade capitalista, acompanhada da intolerância, do sectarismo, do dogmatismo, pondo que isso nos faz ver inimigos naqueles que, de fato, estão do nosso lado.
Considerado o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo, o poeta e dramaturgo inglês, William Shakespeare nasceu em 23 de abril de 1564 em Stratford-upon-Avon, pequena cidade inglesa. Aos 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos. No ano de 1591 mudou-se para Londres, em busca de oportunidades na área cultural. A partir de então, começa a escrever sua primeira peça, Comédia dos Erros. No ano de 1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain. Em 1610 retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade. Segundo informações contidas no blog “Morte na História”, o dramaturgo faleceu dia 23 de abril de 1616, sendo Tifo epidêmico a doença causadora da morte. Segundo informações fornecidas pelo site “Wikipédia” Shakespeare tem aproximadamente 38 peças, 154 sonetos. Escreveu a tragédia Romeu e Julieta entre 1591 e 1595, uma história de rivalidade, ódio e orgulho entre duas famílias que termina com perdão gerado a partir da trágica morte de dois jovens apaixonados. Temos como outros exemplos de obras do autor: Sonho de uma noite de verão, Noite de reis, Megera Domada, Macbeth e Otelo.

O mercador de Veneza
Nelson Rodrigues foi escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro, nasceu em Recife, 23 de agosto de 1912 e veio a falecer no Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980, sendo até hoje considerado o mais revolucionário personagem do teatro brasileiro, abrindo as portas à moderna dramaturgia do país. E, devido a suas obras polêmicas que retratam a realidade da vida já foi alvo de críticas boas e outras nem tanto. Escreveu 17 peças, vários contos e 9 romances. Em sua obra "O beijo no asfalto" ele se inspirou na história de um repórter, do jornal "O Globo”, que fora atropelado por um ônibus comum de época. No chão, o jornalista percebeu que iria morrer e pediu um beijo a uma jovem que acabará de socorrê-lo. A obra é um dos clássicos do dramaturgo, onde se discute questões fundamentais da humanidade, como o alerta contra a falsidade, o juízo baseado nas aparências e convicções erradas por parte da sociedade. Foi apresentada pela primeira vez em 1961, dirigida por Gianni Ratto, escrita especialmente para o Teatro dos Sete. A peça teve ainda duas versões cinematográficas, a primeira em 1963 com direção de Flávio Tambellini, e a segunda em 1981, com direção de Bruno Barreto. Sendo também adaptada para quadrinho por Arnaldo Branco e Gabriel Góes, editado pela editora Nova Fronteira.

Entre quatro paredes
Os sete gatinhos

Nelson Rodrigues nasceu da cidade do Recife - PE, em 23 de agosto de 1912, quinto filho dos catorze que Maria Esther Falcão e o jornalista Mário Rodrigues puseram no mundo. Foi repórter policial durante longos anos, de onde acumulou uma vasta experiência para escrever suas peças a respeito da sociedade, O teor de suas peças eram questões relacionadas ao sexo, incesto, tabus, virgindade, traição, moralismo e obsessões variadas. E em sua peça Os Sete Gatinhos, que o próprio autor apresenta como uma divina comédia, Nelson Rodrigues criou a família Noronha, aparentemente, uma como outra qualquer, que no decorrer da ação se percebe que aquilo vai além do que se é mostrado, Algo que pode explodir a qualquer momento. Há uma fatalidade escondida em cada um dos gestos como por exemplo Quatro das cinco filhas são prostitutas, a outra não é virgem como todos pensam, a mãe escreve obscenidades na parede. Neste álbum de família desgraçada, o dramaturgo mostrou até onde é que pode chegar uma convenção social, um tabu imposto pelos outros e, igualmente, por nós mesmos. A virgindade, grande vilã da história, é que move todas as personagens até ao flagelo final. Forte, difícil de digerir e uma das grandes peças de Nelson Rodrigues.
A megera domada

A obra escolhida por mim foi “A megera domada”, de título original “The Taming of the Shrew”, escrita por William Shakespeare por volta de 1593 (não há conhecimento da data certa), inspirada em antigos contos de tradição oral e considerada uma de suas obras de mais constante popularidade. Trata-se de uma comédia de costumes, ambientada na cidade de Pádua, Itália, que tem como ideias centrais questões como o casamento e a submissão das mulheres em relação a seus maridos, onde podem ser percebidas críticas ao machismo próprio da sociedade naquela época. William Shakespeare (1564-1616) nasceu em Stratford-upon-Avon, Inglaterra, e é considerado um dos maiores nomes da literatura mundial de todos os tempos. Autor de obras como Romeu e Julieta, Sonho de uma noite de verão, Otelo, Hamlet, entre outras, se imortalizou e o sucesso de sua obra só aumenta com o passar dos anos, posto que os temas nela abordados são atuais em qualquer época.
Ariano Suassuna nasceu em João Pessoa, Paraíba, em 16 de junho de 1927, filho de João Urbano Pessoa de Vasconcelos Suassuna e Rita de Cássia Dantas Villar. Casou-se com Zélia de Andrade Lima, com a qual teve seis filhos: Joaquim, Maria, Manoel, Isabel, Mariana e Ana. Em 1947, escreveu sua primeira peça de teatro, Uma mulher vestida de sol, baseada no romanceiro popular do Nordeste brasileiro e com ela ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno. Ariano Suassuna é dramaturgo, romancista e poeta. Defensor da cultura popular de nosso país, especialmente da cultura Nordestina. Sua obra mais conhecida é “Auto da Compadecida”. O autor ocupa a cadeira número 32 na Academia Brasileira de Letras.
Uma das suas criações foi o “O santo e a porca” que, aparentemente, trata de um tema simples que é a avareza, em tom de humor por ser uma comédia. Porém, através da singela história, podemos atentar para desdobramentos mais complexos, como a relação do homem com o divino e com o mundo material. O mundo material é simbolizado pela porca de madeira. Apesar da avareza, Euricão é ligado ao mundo espiritual por ser devoto de Santo Antônio. Ele está sempre entre o divino e o material, o que remete aos conflitos barrocos, em que o homem estava sempre dividido entre o mundo espiritual e o material. Os personagens representam diferentes classes sociais e existe uma crítica à vida difícil no Nordeste.

Sonho de uma noite de verão
Minha obra escolhida foi “Sonho de uma noite de verão”, uma peça escrita por William Shakespeare em meados da década de 1590 e encenada, pela primeira vez, entre 1594 e 1596. A história, considerada por muitos como a primeira obra-prima do autor e uma de suas melhores criações, é ambientada na Grécia Antiga, em Atenas, e se trata de uma comédia romântica que aborda, também, questões como o papel do homem e da mulher na sociedade. O autor, nascido em 23 de abril de 1564, na cidade inglesa de Stratford, é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e continuaram vivas até os dias de hoje, sendo retratadas pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Tem-se como exemplos: Noite de Reis; Hamlet; Macbet, O Rei Lear e Otelo.

Romeu e Julieta
O autor alemão Bertolt Brecht escreveu e publicou seu primeiro texto num jornal em 1914. Em 1922 foi a estréia de sua peça “Os tambores da noite”. Em 1923 se casou com Marianne Zoff, com quem teve sua filha, Hanne, em 1927 se divorciou. Brecht conheceu o músico Kurt Weigel em 1927, com quem escreveu o grande sucesso “Ópera dos Três Vinténs”. A partir daí teve um período de grande produtividade, durante o qual escreveu diversas peças, como: “ A Mãe”, “Homem por Homem” e “Mahagonny”. Durante a perseguição nazista que teve início em 1933 Brech se exilou passando por vários países da Europa, duraante esse período ele escreveu as peças “Terror e Miséria do Terceiro Reich”, “ A Vida de Galileu” e “Mãe Coragem e seus Filhos”. Quando o ultimo pais em que se instalou foi atacado Brech foi morar nos EUA. Com o fim da Guerra Bertolt voutou a morar na Alemanha Oriental, devido ao autoritarismo do comunismo Brecht deixa seus direitos autorais a cargo de uma empresa Suíça que, clandestinamente lhe repassava grandes somas de dinheiro. Bertolt Brrecht morreu na alemnha em 1956. A obra “O Cículo de Giz Caucasiano” escrita por Brecht aborda o tema justiça e tem como intuito refletir o momento histórico em que se encontrava, diante da disputa por terras, se as terras deveriam ser dos antigos donos que a abandoram ou dos novos usuários das terra.