

(Im)pressionart
Cia Teatral

-
NOME DO ALUNO: ANA BEATRIZ FERNANDES DOS SANTOS
NOME DO(A) PERSONAGEM (NS): MATILDE
Personagem de inspiração
-
Escolher um personagem de desenho animado que inspire na criação
do seu personagem nesse espetáculo. Faça um texto comentando a escolha
e afinidades encontradas.
Um personagem que inspira a criação de Matilde é Mérida, da animação Valente,
da Disney. Esse personagem foi escolhido porque Mérida é uma menina impetuosa
que quer assumir o controle de seu próprio destino e, assim como Matilde, é bastante
corajosa e valente, além de ser muito esperta e querer sempre fugir dos padrões estéticos
da sociedade impostos a ela, como ter a obrigação de casar e ter filhos. Ela e Matilde
acreditam que são independentes e que estão bem assim. Mas apesar de sua personalidade forte,
Mérida é doce e tem uma suavidade em seu coração principalmente em se tratando de seus irmãos:
do mesmo jeito é Matilde com seu irmão Zé.
-
Escolha uma ação desse personagem e uma peça do vestuário para compor seu personagem. A peça do vestuário escolhida é um cinto marrom amarrado no vestido e a ação é a de sempre confrontar aqueles que impõem algo a ela, e também contestar aquilo com o qual ela não concorda.
-
Aspectos gerais
-
Que idade ele tem? Cerca de 25 anos.
-
De que maneira ele caminha? Ela caminha de um jeito matuto, porém gracioso.
-
Como ele senta? Ela senta com postura e com as pernas juntas.
-
Como é sua voz? É uma voz arrastada, com um sotaque puxado, meio que cantando.
-
Quais tiques ele possui (estalos de dedos, piscar continuamente)? Bater um dos pés no chão freneticamente e balançar as mãos quando está nervosa.
-
Qual o TOC (transtorno obsessivo compulsivo) ele possui? Caçar e matar baratas.
-
É portador de deficiência física ou mental? De que tipo? Não possui deficiência física nem mental.
-
Com quem esse personagem se parece do seu cotidiano? Por quê? (não citar nomes, falar da função social, ex. com um professor, com minha vizinha) Ela se parece com uma amiga minha, que é doce e meiga, mas também é muito esperta e corajosa, fala o que pensa na hora que sente vontade.
-
Como ele se veste? Ela se veste de modo simples, porém elegante, apenas um vestido florido de fundo verde com um cinto marrom e sandálias de couro marrom durante a maior parte da peça.
-
Qual o tipo de música que esse personagem escuta? Ela gosta de músicas de baião, xote, e músicas da MPB.
-
Que lugares ele frequenta para trabalhar e para se divertir? Ela trabalha de cidade em cidade para matar baratas, que além de ser seu trabalho é sua compulsão, e gosta de ir às festas em casa de amigos, ou em bares que toquem suas músicas preferidas.
-
Em que lugar ele vive no contexto da história? No começo, ela vive em uma pensão com seu irmão mais novo, Zé, porém, depois de conhecer Lamparina, eles passam a acompanhar o mesmo.
-
A que classe social ele pertence? Classe média baixa, visto que trabalham matando baratas, porém têm dinheiro para se manter.
-
Pertence a alguma religião? Qual? É católica, já que a mãe era bastante religiosa, porém não é praticante, apenas utiliza expressões que os católicos em geral usam.
-
Qual a sua profissão? Está interessado ou aborrecido ao executar os deveres de seu ofício (trabalho)? Ela e seu irmão são matadores de baratas e eles gostam do que fazem, porém, a falta de oferta de trabalho deixa-a aborrecida porque ela tem obsessão em caçar baratas.
-
Que nível de escolaridade possui? Possui vícios de linguagens e fala algumas palavras errado, porém, no geral, fala de forma correta, então é possível que esteja entre o ensino fundamental ou médio completos.
-
Como é formada a sua família e que posição assume na mesma? A sua família é formada por ela mesma e por seu irmão, Zé, visto que a mãe faleceu anteriormente. Ela é mais nova, porém, mais corajosa, logo assume um papel de “líder” para o irmão, que é medroso.
-
É cooperativo ou individualista em suas relações com os demais personagens? É cooperativa em relação ao irmão, principalmente, mas com outros personagens é meio individualista. Porém, ela é solidária com todos.
-
É rebelde ou obediente em relação às autoridades? É rebelde e confronta os inimigos, mas teme pela vida dela e do irmão.
-
Como se relaciona com as pessoas em geral? E com a pessoa amada, caso tenha? Tem “um pé atrás” com a maioria das pessoas, mas sabe fazer amizade quando quer e com quem quer. No caso da pessoa amada, ela tem um pretendente, porém, não gosta dele e faz de tudo para ficar longe do mesmo.
-
Situação dramática
-
Qual o objetivo principal do personagem? Conseguir livrar o irmão do casamento com Maria Feia de um jeito que os dois fiquem vivos.
-
Quais os obstáculos encontrados? O pai de Maria Feia é cangaceiro e perigoso, logo, é muito difícil que ela consiga acabar com o casamento do irmão e fugir, visto que os dois estão sendo levados para locais que não conhecem e estão sempre sendo observados pelo capataz de Lamparina, Chicão.
-
Qual o conflito central? Ela não consegue livrar o irmão da cilada em que o mesmo se meteu, e isso a deixa frustrada e triste, pois ela sabe que o irmão irá sofrer e ser infeliz, assim, ela também será.
MATILDE
ANA BEATRIZ